Segue um post interessante que li no site da Geek (http://www.geek.com.br/)
Por Daniel Pavani
Para quem gosta de ficar procurando a própria casa, esta aí uma prova de que o serviço da Google tem lá suas utilidades científicas.
Um dos trabalhos que menos têm cara de escritório talvez seja o de um arqueólogo, afinal, parte essencial é vasculhar o planeta atrás de sítios para estudar. Porém, um pesquisador australiano decidiu fazer isso de dentro de sua sala, em um computador, com a ajuda do Google Earth.
O Professor David Kennedy, da Universidade Western Australia, vasculhou 1240 km quadrados da Arábia Saudita e encontrou 1977 potenciais sítios arqueológicos, sendo que, destes, 1082 podem ser túmulos, conta o site do TG Daily.
O pesquisador conseguiu verificar um dos sítios, com a ajuda de um colega que estava no país árabe e foi até o local, confirmando sua suspeita. Segundo Kennedy, a Arábia Saudita é um país de acesso muito difícil para realizar este tipo de varredura, mas o Google Earth torna isso não só possível como relativamente fácil.
Talvez o trabalho de Kennedy seja importante não somente para a Arqueologia, mas também para mostrar que a ferramenta da Google tem a possibilidade de aplicações em outras áreas que não diversão.
fonte: http://dpavani.geek.com.br/posts/14865-arqueologo-australiano-encontra-mais-de-1000-tumbas-pelo-google-earth
Nenhum comentário:
Postar um comentário