Referência: Xing Pu; Ling Liu; Yiduo Mei; Sivathanu, S.; Younggyun Koh; Pu, C.; "Understanding Performance Interference of I/O Workload in Virtualized Cloud Environments" Cloud Computing (CLOUD), 2010 IEEE 3rd International Conference on , vol., no., pp.51-58, 5-10 July 2010
1 - Legibilidade, organização e apresentação: este artigo é fácil de entender? É organizado? A apresentação é adequada? 1: Pobre - 2: Fraco - 3: Médio - 4: Bom - 5: Muito bom
O artigo possui 8 páginas, 5 figuras e 2 tabelas. Suas seções foram bem divididas. O resumo ficou muito longo (33 linhas). Ao se ler a introdução, identifica-se claramente que o foco do artigo é analisar a interferência de operações de I/O em um ambiente virtualizado. Várias métricas foram coletadas, mas não foi informado como nem com quais ferramentas. A análise dos gráficos é profunda, porém muitas referências às figuras anteriores deixa o leitor confuso.
2 – Referência a trabalhos relacionados: Considerando a literatura geral sobre o tema deste trabalho, como você avalia a qualidade das referências deste artigo? (1: Pobre - 2: Fraco - 3: Médio - 4: Bom - 5: Muito bom)
Os trabalhos relacionados citados foram poucos. Mesmo assim, foram comparados com o artigo e tiveram pontos não tratados comentados. Os trabalhos focaram em acesso e I/O, porém deveriam tratar mais de interferência de I/O e cargas de trabalho.
3 – Conteúdo técnico. (1: Pobre - 2: Fraco - 3: Médio - 4: Bom - 5: Muito bom)
O objetivo do artigo é claro, porém muitos termos técnicos foram utilizados. Detalhes da arquitetura do Xen e do testbed foram bem descritos. Há um modelo matemático para calcular uma pontuação para comparação de métricas. Os resultados foram relacionados entre si, demonstrando a integração dos experimentos e seus impactos.
4 – Originalidade e contribuição: Julgue este artigo em termos de quanto ele é original em relação ao estado da arte assim como sua contribuição para a pesquisa científica. (1: Pobre - 2: Fraco - 3: Médio - 4: Bom - 5: Muito bom)
Vários trabalhos analisam o efeito de cargas de trabalho sobre ambientes de computação em nuvem. O diferencial do artigo é a análise do efeito de operações de I/O sobre ambientes de computação em nuvem, e como aplicações interferm nas demais máquinas virtuais, sendo um tema não tão comum.
5 – Recomendação geral do artigo. (1: Forte rejeição - 2: Fraca rejeição - 3: Artigo intermediário - 4: Fraca aceitação - 5: Forte aceitação)
Pontuaria este artigo como “4”. A justificativa seria devido a sua organização, objetivos claramente definidos e atingidos, com foco na análise da interferência de operações de I/O, condução dos experimentos do throughput e I/O, necessitando apenas organizar melhor as ideias.
6 – Quais são os principais pontos fortes deste artigo?
Ao se ler a introdução, identifica-se claramente que o foco é a análise da interferência de operações de I/O em ambientes de computação em nuvem. A arquitetura do Xen foi bem detalhada, assim como o testbed, contendo informações de hardware e software. Os experimentos foram bem detalhados, relacionando todos os resultados entre si, principalmente na análise do throughput e I/O. Foi descrito ao término dos experimentos uma conclusão sobre os resultados, que resumem bem o experimento
7 – Quais são as grandes deficiências deste artigo?
O resumo é muito longo e é praticamente igual à conclusão. Muitos termos técnicos, principalmente da arquitetura do Xen, são utilizados ao longo do texto, dificultando o entendimento para um leitor mais leigo. O modelo matemático utilizado não é bem explicado, apesar da fórmula e termos descritos. Apesar de ter sido citado que as ferramentas utilizadas foram do hypervisor Xen, não foi informado quais foram, nem como foram utilizadas, o que prejudica a reprodução dos resultados. Como no texto há muita comparação entre os resultados, muitas referências às figuras e tabelas ocorrem ao longo da leitura, deixando o leitor confuso. Os trabalhos relacionados citados foram poucos.
8 – Comentários aos autores que justifiquem sua pontuação e recomendação geral:
Como a conclusão é praticamente igual ao resumo, seria interessante que nela fossem citados os pontos fortes, fracos e trabalhos futuros. Os trabalhos relacionados poderiam ser mais orientados à interferência de operações de I/O em máquinas virtuais. O artigo requer um conhecimento técnico do hypervisor Xen, já que existem muitos termos técnicos ao longo do texto. Já que foi utilizado o Xen, provavelmente para a coleta de métricas foram utilizados o Xenmon e o Xentop. Essas ferramentas poderiam ter sido citadas, ou uma equivalente utilizada. O algoritmo de escalonamento Credit scheduler é citado no texto como um fator que influencia no desempenho, mas não entra em detalhes, dando a entender que se fosse utilizado outro algoritmo, os resultados seriam diferentes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário